segunda-feira, 7 de maio de 2007

e07-freeware, sharewere, open source e outros bichos

a) defina o que é freeware
freeware é um programa de computador gratuito para o público, ou seja, não é preciso pagar por algum tipo de licença de uso para utilizá-lo. Por outro lado, também a sua comercialização, directa ou incluída em pacotes pagos, não é permitida pelo autor. Pode ser utilizado por período indeterminado (não deixa de funcionar ou perde parcialmente sua funcionabilidade após transcorrido certo período).

b) defina o que é shareware
Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período. No entanto, você se coloca no compromisso moral de pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usá-lo sistematicamente. Passado o tempo de avaliação o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado.

c) defina o que é opensource
é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Porém, não estabelece certas restriçoes como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

d) faça um resumo, identificando semelhanças e diferenças


e) e quanto à qualidade dos programas? São todos seguros? Uma pista para esta questão: descubra o que é spyware.


f) imagine se estas diferenças fossem aplicáveis às notícias. Poderíamos falar de Jornalismo open-source? Como seria? Ou quem sabe, uma tv share-ware? Descreva como seriam estas e outras possibilidades de transposição destes conceitos.


(Fonte = http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shareware)

Nenhum comentário: